Notícias

  • Notícias
  • /
  • Projetos premiados: Professores vão a São Paulo...

Projetos premiados: Professores vão a São Paulo para o Prêmio CONFAP

A cidade de São Paulo sedia entre os dias 22 a 24 de março a primeira edição de 2023 do Fórum Nacional CONFAP. O evento reúne dirigentes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das agências federais de fomento à CT&I para debater temas prioritários da política científica e tecnológica no Brasil.

Esta edição do Fórum é uma realização do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A  Profº. Dra. Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa (FGA-UnB)  é a vencedora em segundo lugar do Prêmio CONFAP “Professora Odete Fátima Machado da Silveira” na  categoria “Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Empresarial”. 

foto: Chico Max/ Divulgação CONFAP

Representando o projeto Vesta,  primeira máscara facial com nanotecnologia de proteção contra vírus e bactérias. Financiado pela Fapdf e gerido pela Finatec, a barreira criada pelos estudiosos têm quitosana, um composto natural encontrado na casca de crustáceos, como o camarão, que envolve e degrada a membrana do vírus, inativando a contaminação. Por ser tão pequena quanto o vírus, a trama – que são os espaços formados entre as fibras e também chamados de poros – acaba impedindo a passagem do patógeno.

Além disso, o seu tecido é composto por um tipo de tecnologia que exerce atração eletrostática no vírus, que é atraído pela superfície por interpretar que está se aproximando de vias aéreas humanas. Dessa forma, uma pessoa infectada que estiver usando a Vesta adequadamente não vai contaminar ninguém porque o vírus será eliminado. Mas o ideal é que as outras pessoas também estejam protegidas pelo mesmo equipamento.

O outro professor premiado foi o  Renato Alves Borges, da UnB, em 3º lugar na categoria Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação Para o Setor Público  (Indicado pela FAPDF – Distrito Federal).

foto: Chico Max/ Divulgação CONFAP

O projeto de destaque de Renato é o Alfa Crux, nanosatélite lançado no espaço em 2022. Também fomentado pela FAP-DF e gerido pela Finatec. “Nosso objetivo é aumentar a conectividade em escala global, disponibilizando enlace de comunicação tanto para o setor civil quanto para a área de defesa do país. Isso é a base para viabilizar a ‘internet das coisas’, que possibilita ao usuário estar conectado por meio de dispositivos como celular e relógio. Essas soluções via satélite já são usadas hoje no país, mas carecemos ampliá-las. O projeto beneficiará, por exemplo, agricultores em regiões com folhagem densa ou com muita umidade, como é a Amazônia. Não é qualquer sinal que consegue penetrar nesses ambientes”, explica o chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB e um dos coordenadores do Alfa Crux, professor Renato Borges.

fonte: https://confap.org.br/news/forum-nacional-confap-sao-paulo-sp-2023/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support